Nas alturas. Foto: Divulgação. |
O conforto do carro é bom. Há regulagem de altura no banco do motorista e na coluna de direção, sendo fácil encontrar uma boa posição para dirigir. A altura de rodagem do modelo também ajuda nessa tarefa. Os bancos não são muito macios, mas são confortáveis e possuem bom tamanho.
O controle elétrico dos retrovisores também agrada, com o "joystick" localizado no meio do console, em uma posição correta. Os retrovisores por sinal são grandes e permitem excelente visibilidade, assim como para todos os ângulos o carro permite que se veja tudo sem problemas.
Painel bem acabado. Foto: Divulgação. |
Quanto ao acabamento, os bancos possuem alguns detalhes em vermelho na versão Stepway, o que pode não agradar a todos. O painel é bonito, com bom acabamento em "black piano" na área do rádio e dos comandos de ventilação. O equipamento de som é bem completo, com entradas USB e auxiliar, e possui comandos satélite na coluna de direção, que são excelentes. A ergonomia só é ruim no acesso aos controles do ar-condicionado, que ficam muito baixos e próximos demais ao câmbio, dificultando a utilização. Por sinal, o controle da recirculação de ar é duro e difícil de acionar.
Os instrumentos são de fácil visualização, mesmo sendo digitais no caso dos mostradores de temperatura e combustível. Há também um computador de bordo bem simples, que mostra apenas informações de autonomia, consumo médio e quilometragem.
O carro é calçado com pneus Continental 195/60 R16, que em conjunto com a suspensão elevada e bem acertada, conferem uma boa dose de conforto e estabilidade ao modelo. As imperfeições do solo são bem filtradas e pouco incomodam os ocupantes. A direção é bem progressiva e macia, assim como o acionamento da embreagem e do câmbio, que possui engate preciso, com relações bem curtas.
Pneus Continental. Foto: Daniel Andrade. |
A 120 km/h na estrada o carro roda estável, sem passar aos passageiros nenhuma sensação da velocidade em que o veículo se encontra. Não foi notada nenhuma vibração também, além do motor girar alto mas ter funcionamento suave, pedindo pouca carga do acelerador para manter a velocidade. Como carro familiar, o porta-malas é grande e atende bem a uma família pequena.
Bastante espaço no porta-malas. Foto: Daniel Andrade |
O motor 1.6 16V tem boa elasticidade, tornando a condução do modelo bem agradável. O consumo observado foi de 10.1 km/l com gasolina, em um circuito combinado de cidade estrada, o que parece ser meio alto, mas pode ser creditado na conta da baixa quilometragem do carro.
Enfim, eu compraria sem pensar caso o valor fosse um pouco menor, em torno de R$ 40 mil talvez. Pelo preço cobrado atualmente, dá para encontrar outros modelos que atendem melhor às minhas necessidades.
Daniel Andrade
O blog Direção Assistida agradece ao Daniel por compartilhar conosco suas impressões a respeito do Renault Sandero Stepway. Quer compartilhar conosco a sua opinião? Mande seu texto para nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário